A preocupação com o Meio Ambiente faz parte do movimento da moda sustentável e é uma constante aqui na RVB. Além de prezar por matérias-primas e processos certificados como o Algodão do Bem e o selo OEKO-TEX, a economia de água e produtos químicos que diminuem o impacto ambiental já estão implantados na produção das nossas malhas.
Vagner Francisco da Costa é o Analista de Utilidades e Meio Ambiente da RVB e destaca quatro dos nossos processos ambientalmente amigáveis: o uso de ozônio no tratamento de efluentes, um processo super importante que diminui consideravelmente o uso de produtos químicos para eliminar bactérias e a quantidade de resíduos; o uso de água retornável para o resfriamento das máquinas, que acontece em circuito fechado e mantém a qualidade da água utilizada para que ela retorne ao trocador de calor, processo que aquece a água em temperatura ambiente e diminui a quantidade de biomassa necessária para alimentar as caldeiras e o secador de lodo.
Nosso analista Vagner na estação de tratamento de água
O equipamento trocador térmico
O trocador de calor (ou trocador térmico) é um equipamento com duas partes: de um lado passa a água fria que vai para o processo produtivo e do outro lado o efluente quente, que é liberado das maquinas no fim do processo de tingimento. Com a troca térmica entre os dois líquidos a água que está em temperatura ambiente a cerca de 20ºC é pré-aquecida a 40ºC, o que reduz consideravelmente a quantidade de biomassa (cavaco de madeira) que alimenta as caldeiras.
Cavacos para as caldeiras
Já o secador de lodo atua em sistema de reaproveitamento energético e é fundamental para economizar os recursos naturais. Com o sistema criado por este equipamento, o lodo da estação de tratamento de efluentes fica com 80% de massa e 20% de umidade – sem esse processo a secagem do lodo teria a proporção inversa, 20% de massa e 80% de umidade. A fumaça que sai do trocador de óleo térmico é o que seca o lodo.