Você sabia que os tecidos RVB são todos criados de forma exclusiva? Isso porque são desenvolvidos pela própria empresa, processo que começa no setor de pesquisa e desenvolvimento, onde as estilistas responsáveis pesquisam as tendências e as necessidades dos consumidores e clientes, chegando ao laboratório, onde as malhas desejadas pelo pessoal criativo se tornam realidade.
O laboratório RVB é dividido em duas áreas, o físico e o químico, sendo o primeiro responsável pelo controle de qualidade dos produtos acabados e o segundo pelo desenvolvimento e reprodução de cores, ou seja, o tingimento das malhas.
Para se entender melhor como é o dia-a-dia do laboratório RVB, fizemos uma entrevista com nosso supervisor de laboratório, profissional que está entre as seletas mãos que manuseiam os tecidos nessa etapa tão importante do processo.
RVB: O Laboratório RVB garante a alta qualidade das malhas da marca, assim como sua originalidade, uma vez que o desenvolvimento de cores passa pela parte química da infra-estrutura. São quantos funcionários dedicados a essas tarefas?
Supervisor: Hoje o laboratório conta com 8 colaboradores, que desempenham funções desde o desenvolvimento de cores até os testes finais de qualidade. Trabalhamos com duas pessoas em cada turno, 1° , 2°, 3° e comercial.
RVB: O Laboratório RVB sempre funcionou junto da fábrica trabalhando com controle de qualidade e formulação de cores para a coleção ou já foi fora das dependências da empresa?
Supervisor: O laboratório de controle de qualidade sempre atuou na empresa, já o laboratório químico, de desenvolvimento, iniciou seus trabalhos junto com a tinturaria em julho de 2010, desde então todo desenvolvimento passou a ser realizado internamente.
RVB: O desenvolvimento da cartela de cores começa na pesquisa de tendências dos estilistas da RVB e depois são encaminhados ao Laboratório, onde os tons são formulados. Os profissionais de moda acompanham todo o processo? É sempre alcançada com exatidão a cor solicitada?
Supervisor: Sim, há um acompanhamento, nós sempre estamos em contato, pois há casos onde se necessita fazer ajustes para atingir a necessidade deles e garantir que o produto saia com qualidade e não gere problemas. Nem sempre chegamos na tonalidade solicitada, vai depender muito da composição e das fibras usadas nos produtos, pois cada fibra tem sua particularidade, uma mais brilhante, outra mais opaca ou até mesmo a própria estrutura da malha, e isso acaba podendo afetar no resultado dar cor, mas sempre se busca aproximar o máximo possível do desejado.
RVB: Todo mundo tem um pouquinho de curiosidade para saber sobre o processo químico da tinturaria. Você poderia contar resumidamente como funciona o da RVB?
Supervisor: Primeiramente, o laboratório recebe uma solicitação de desenvolvimento de cor. Antes de começar a desenvolver, precisamos definir o processo ideal para o produto solicitado, pois cada fibra possui uma linha de produtos químicos específicos, como por exemplo o processo de tingimento do algodão é diferente do de poliéster, que é diferente da poliamida. Definido o processo, faz-se o acerto da cor. Depois de acertado o processo e a tonalidade já podemos tingir na produção. Monta-se uma receita, onde estão todos os produtos necessários para realizar o tingimento, as quantidades destes são calculados conforme a quantidade de malha que será tinta. Cada um destes produtos entrarão no tingimento em momentos pré determinados. Existe um gráfico de tingimento para cada produto, conforme este vai solicitando os produtos, o operador vai acrescentando na máquina. Finalizando o processo, a cor é avaliada conforme o padrão do laboratório e liberada para ser acabada.
Vale lembrar que nosso laboratório é todo automatizado, reduzindo consideravelmente a possibilidade de erros. Entre nossos modernos equipamentos está o espectrômetro, que garante a qualidade do processo de elaboração de receitas.
A RVB supervisiona do início ao fim o processo de criação de seus produtos, deu para perceber, não é? Está explicada a alta qualidade e afinidade com o mercado que suas malhas possuem.