Conheça nossa diretora criativa: Ana Julia Benvenutti Tusset

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Nossa Diretora Criativa, Ana Julia Benvenutti Tusset, viveu em Londres, passou por algumas das melhores escolas de moda do mundo, como Saint Martins e London College of Fashion, e hoje aplica sua técnica e criatividade nas coleções da RVB. Que tal saber um pouquinho mais sobre ela?

RVB: Ana Julia, qual a sua formação?

Ana Julia: Minha graduação no ensino superior em Design de Moda foi aqui no Brasil. Fui para Londres em 1998 e lá realizei vários cursos: Introdução ao Design de Moda e Construção de Portfolio na Saint Martins, Introdução ao Design de tecidos no London College of Fashion e Fashion Design Foundation Course.

RVB: Como foi a experiência de viver em Londres? Você acredita que essa vivência é importante até hoje nos seus trabalhos, no seu olhar, nas suas referências? 

AJ: A experiência de ter vivido em Londres por 3 anos com certeza faz toda a diferença em meu trabalho. Ter contato com outras culturas, entender as diferenças e estar num lugar tão cheio de originalidade faz ampliar o olhar, a percepção. A própria experiência de ensino lá não tem comparação com o que se faz aqui. Eles têm muito mais tradição, estão alguns séculos à nossa frente, então a arte e o design são levados muito à sério.

RVB: Que outros lugares do mundo chamaram a sua atenção?

AJ: Na Europa têm muito disso, a história pode ser observada nas ruas… Isso sempre me fascinou… Seja na Inglaterra, na França, na Itália… Fico olhando para essas construções que têm séculos de idade e que hoje abrigam uma loja de departamentos, por exemplo, e  tento me transportar para uma outra época imaginando toda mudança que ocorreu ao redor desse mesmo lugar ao longo do tempo. Acho incrível… E isso é uma das coisas que não temos muito no Brasil, para um prédio ser preservado tem que ser algo muito importante. Infelizmente, a história vai se perdendo.

RVB: Você já passou pela Antuérpia, que aos poucos começa a aparecer no roteiro de viagens à Europa. Você considera um destino interessante, tendência, diríamos assim?

AJ: Estive lá há dois anos, e sim, acho o fantástico para pesquisar e se inspirar. É uma cidade muito rica em todos os sentidos, hoje é considerada o Centro Mundial dos Diamantes e no passado era um dos principais centros de comércio da Europa. O que me levou até lá foi o “Modemuseum”, ou o  Museu da Moda, que apesar de compacto, recebe exposições maravilhosas e de alta relevância para moda e design. Mas não é só o museu, a cidade toda respira arte, design e moda. Logo na chegada da estação Central você pode adquirir um “Guia de moda” com os mapas e endereços de lojas, museus, praças e monumentos que valem a pena conhecer. Destaque para as lojas dos designers belgas Walter Van Beirendonck, Ann Demeulemeester, Dirk Bikkembergs, Marina Yee e é claro Dries van Noten. E prá quem gosta de brechós é o destino perfeito!

RVB: E o Marrocos? Como surgiu a ideia de buscar inspiração neste país tão exótico para a coleção da RVB?

AJ: Quando começamos a fazer as pesquisas sobre o inverno 2013, logo apareceram nas Macrotendências essas referências vindas do oriente e da África, e foi daí que surgiu a curiosidade por esse lugar que está na África, mas com sabor de oriente, e que de todos os países de cultura Muçulmana se apresenta o mais “moderno” em relação a essa doutrina. E como se pode perceber, referências não faltaram…Fiquei extasiada com a riqueza de detalhes da arquitetura, com os trabalhos manuais, a cultura, os mercados, as cores, os cheiros e os gostos…Tudo surpreendia e encantava… e foi isso que tentamos traduzir em nossa coleção.

RVB: Conte pros leitores do blog: como é o processo de desenvolvimento de uma coleção da RVB? 

O processo de desenvolvimento de coleção dentro da indústria têxtil não é muito diferente do que se faz dentro de uma confecção. Faz-se as pesquisas, busca-se inspiração, vamos elaborando fichas técnicas e pilotos para aprovação até chegar no produto final. A diferença é que temos que iniciar as pesquisas com maior antecedência, e nosso produto final precisa ser pensado para agradar diferentes públicos, pois pode tomar as mais variadas formas.

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