Novos hábitos na rotina contemporânea fazem do estilo utilitário um aliado do streetwear. A praticidade de dispor de diversos compartimentos e aviamentos funcionais conquistam um público diverso, torna-se essencial para a moda democrática e sem rótulos e apareceu em vários desfiles internacionais.
GETTY IMAGES
Liam Hodges Coleção Primavera / Verão 2018
Liam Hodges Coleção Primavera / Verão 2018
A mistura entre materiais leves e pesados evidencia um processo de criação mais complexo, onde até peças básicas tem mais valor agregado com bolsos, zíperes e outros detalhes funcionais. Blusas, camisetas e até camisas sociais também ganham muitos apliques úteis para a estética e para proteção – capuz, maxi golas e muitos bolsos, tanto amplos quanto invisíveis (fusionados), completam o design de parkas, anoraques, coletes e moletons com modelagens alongadas e secas para compor looks em camadas.
Alexander Wang
adidas by kolor Performance Collection Primavera / Verão 2016
Materiais esportivos predominam em calças com bolsos múltiplos, recortes estratégicos (que também são bolsos) e fitas contrastantes ou refletoras. Malhas inteligentes (impermeáveis, com Tecnologia Dry, anti-bacteriana, para compressão) dão o toque tecnológico necessário para as peças utilitárias transitarem com muito estilo entre o treino na rua e o happy hour. Essa tendência do utilitário influencia principalmente o streetwear masculino.


