A poliamida é uma fibra sintética de toque macio que se aproxima da textura do algodão, por isso é muito indicada para a moda íntima e moda praia – peças que tem contato direto com a pele. Para o segmento esportivo, a poliamida se destaca por sua leveza, secagem rápida, boa resistência e baixa taxa de absorção de água (4%), que facilita a transpiração e auxilia na performance.
Como fibra sintética, possibilita várias texturizações que geram aspectos visuais diferenciados e tem boa aceitação para acabamentos têxteis como o Antimicrobiano e Conforto Térmico. Quando submetidas aos processos de tingimento e estamparia, oferecem tonalidades vibrantes.
A poliamida está presente em quase 90% dos produtos de vestuário esportivo, mas requerem alguns cuidados especiais de armazenamento e lavagem que aumentam a durabilidade das peças:
_Lave as peças à mão. Na máquina de lavar, utilize saquinhos de proteção e programe a máquina no modo delicado.
_Utilize sabão neutro. Sabão em pó (e sabonetes) são alcalinos e soltam o corante das fibras, podendo ocasionar desbotamentos e manchas.
_não use alvejantes ou amaciantes.
_Não deixe as peças de molho e nem guarde-as molhadas.
_Não misture roupas coloridas molhadas.
_Evite atritos como por exemplo torcer a peça, pois dessa forma você está quebrando as fibras do tecido. O ideal é apenas espremer as roupas para retirar o excesso de água.
_Não lave a seco, não use secadora e nem passe a ferro. As poliamidas tem secagem rápida e devem secar naturalmente no varal, penduradas na posição vertical.
A tecnologia das poliamidas RVB foi desenvolvida para facilitar a atividade física. Cuidar das roupas que você escolhe para o treino é importante para prolongar a vida útil da peça com suas funcionalidades e cores originais.