O que faz a moda brasileira ser tão cara?

Geral

Lemos no site da Veja uma matéria que é de interesse de todos que vivem de moda: empreendedores têxteis, estilistas, fashion designers, lojistas. A revista entrevistou a diretora do Fashion Bussiness, Eloysa Simão, que defende a ideia de que é preciso mudar as datas dos eventos de moda brasileiros, assim como driblar obstáculos dos impostos, para tornar a nossa moda mais competitiva tanto no mercado nacional quanto no internacional.

Eloysa explicou à Veja que o nosso mercado têxtil precisa antecipar as datas para os lançamentos da coleção (quando o lojista escolhe as peças). Atualmente, o tempo entre lançamento e entrega é muito curto: cerca de dois meses. Para cumprir, as grifes muitas vezes têm que começar a produzir muito antes de saber o que deseja o lojista. Assim, muitas apostas não vingam, aumentando o preço das peças que tiveram maior aceitação para compensar o prejuízo daquelas que não tiveram.  Para isso, diz Eloysa, a gente precisa antecipar: as coleções de Primavera/Verão passarão a serem apresentadas em março e as de Outono/Inverno em outubro.

Outro ponto que encarece a moda brasileira, como todo o nosso mercado, é o valor exorbitante dos impostos. A melhoria nesse setor está sendo defendida pelo deputado André Corrêa e empresários do setor. A ideia é prorrogar o regime especial de ICMS, que reduz a alíquota de 19% para 2,5%, para a indústria têxtil e cuja validade expira em 2013.

E você, o que diz de tudo isso?

This entry was posted in Geral and tagged , , , , . Bookmark the permalink.
_ Publique um comentário