Solon Diego é o cabeça da marca avant garde – e 100% brasileira, diga-se de passagem – Soddi, que está sob holofotes internacionais desde a semana de moda de Vancouver, Canadá, para qual recebeu convite para desfilar. O estilista, formado em estilismo pelo SENAC, criou a grife na conclusão do curso, no ano de 2005. E, desde então, já era possível visualizar uma trajetória de sucesso para ambos, criação e criador.
A RVB Malhas apóia e acredita no potencial da marca brasileira e, para você entender melhor do que estamos falando, fizemos uma entrevistinha rápida com o designer Solon Diego. Olha só:
RVB – Solon, como que você explica o estilo da SODDI e como vê o seu “eu autoral” na marca?
As minhas criações atendem à expectativa da sociedade contemporânea pelo novo, o surpreendente. O estilo da Soddi é global, é uma roupa que pode estar em qualquer lugar do mundo, por que é um produto atemporal. A Soddi pensa em um novo conceito estético em fuga dos padrões tradicionais do vestuário masculino.
A minha identidade autoral está na busca incansável de novas possibilidade e quebras de padrões para a imagem de moda masculina. Esse homem reconstruído esteticamente sempre estará presente em minhas coleções.
RVB – A Soddi desfilou no Canadá, no evento Vancouver Fashion Week. Como foi o caminho para chegar até lá? E como foi a sensação de ver suas criações entrando em passarela internacional?
O caminho foi realizar tudo que fiz até hoje com muita dedicação, consciência, pesquisa, embasamento e amor.
As minhas três coleções apresentadas no RMH durante o Fashion Rio tiveram ótima repercussão, as criticas foram super positivas, e dos mais importantes formadores de opinião do circuito fashion no Brasil. Esse retorno midiático fez com que a produção do VFW conhecesse meu trabalho e me convidasse a participar da semana de moda de Vancouver, como convidado especial. Ou seja, com toda a infra estrutura do fashion show patrocinada pelo evento, sendo o único brasileiro a desfilar por lá nesse ano.
Foi um mix de realização, orgulho, prazer e a sensação de que é só o começo, pois, a coleção foi alvo da mídia com criticas super positivas que rodaram o mundo.
Estamos em negociação para apresentar com exclusividade a coleção verão 2013 na VFW, ampliando as possibilidades de mercado.
RVB – Que dicas você daria àquelas que admiram seu trabalho e pensam em seguir os seus passos no design de moda?
A dica é encarar tudo com muita seriedade e verdade, saber que é um desafio constante a conquista por um espaço e reconhecimento. Ter ética, humildade e olhar para frente sempre… Nunca se conforme com o que conquistou, queira sempre mais, mas sem precisar passar por cima de ninguém.
A RVB Malhas apóia e indica: conheça mais sobre o designer no site oficial da Soddi!
