Enquanto nós, da indústria, já estamos ligados nas tendências para a temporada 2019, o varejo se prepara para as vendas de 2017. De acordo com o relatório do TrendWatching, a Economia Virtual ganha ainda mais força com as experiências digitais, o novo status do consumo. Em um mercado com abundância de ofertas, as experiências que as pessoas escolhem formam uma parte cada vez mais importante de suas identidades, enquanto as experiências físicas limitadas e difíceis de acessar tornam-se cada vez mais caras.
Em 2017, os novos cidadãos globais continuarão comprometidos com a ideia de um mundo aberto e interligado, enquanto os regionalistas favorecerão uma volta para suas raízes, procurando conforto no que lhes é familiar – produtores e tradições locais alimentam a força do lowsumerism.
Na contramão da velocidade digital, os consumidores buscam sair da classificação dos algoritmos – grupos consumidores perdem força e será importante avaliar as preferências individuais, ainda que estes indivíduos estejam no anonimato. Esta tendência, chamada de INCOGNITO INDIVIDUALS é também sobre permitir que cada um explore diferentes versões de sua própria identidade.
Jardim Vertical da artesã Ana Gern produzido com os resíduos da RVB
E a sustentabilidade segue em evidência: marcas inteligentes irão ampliar suas ações para encontrar maneiras criativas de eliminar qualquer recurso desperdiçado. Colaborações entre grandes marcas para oferecer os serviços otimizados e exclusivos também serão uma boa estratégia para a temporada.