A mistura de gerações no mercado sempre existiu, e com a diferença de idade entre os profissionais alguns conflitos são inevitáveis. O que as empresas não sabem é que tomar consciência das características de cada geração pode ajudar – e muito – a aproveitar o potencial de cada profissional e auxiliar no desempenho da empresa.
Claro que não podemos generalizar e ignorar individualidades de cada pessoa, mas vale a pena conhecer algumas características comuns a cada geração:
Baby Boomers: nascidos entre as décadas de 1940 e 1950, são profissionais workaholics que valorizam o seu status e são fieis às organizações. São contestadores e disciplinados, mas pouco ousados e ambiciosos.
Geração X: nascidos entre as décadas de 1960 e 1970, buscam o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e tem extrema necessidade de feedback e reconhecimento. São mais céticos em relação ao que já está estabelecido, mas bastante ambiciosos.
Geração Y ou millenials: nascidos entre as décadas de 1980 e 2000, são informais, ansiosos e não permanecem por muito tempo no mesmo emprego. Não vivem sem tecnologia e querem crescimento imediato dentro da empresa. São menos ambiciosos, mas prezam pela velocidade das ações.
Aliás, sobre a geração Y e o trabalho, vale ver este vídeo da empresa de pesquisa Box1824:
(Tem também um infográfico aqui).
E como um baby boomer que está há anos no mercado, conhece as especificidades de cada detalhe e sabe a importância do comprometimento, vai lidar com um jovem que acabou de entrar na empresa, com vontade de saber de tudo, mas que tem pressa de concluir e já começar outra coisa? E que, além disso, não tem o apego ao cargo, porque acredita na experiência múltipla, na mudança de rumo e está sempre atrás de novidade?
Um bom começo, segundo analistas, é estimular o trabalho em grupo, aproximando baby boomers, Geração X e Geração Y em torno de objetivos comuns. O desafio é identificar e gerenciar as potencialidades de cada profissional. E assim como unir pessoas de diferentes áreas e conhecimentos é importante e engrandecedor, conectar pessoas de diferentes idades também pode ser.
E a sua empresa, sabe lidar com estas diferenças?