A explosão da influência esportiva foi um fenômeno global que influenciou todos os segmentos do vestuário, incluindo a alfaiataria. A busca pelo conforto e o estilo despretensioso do sportswear gerou uma queda de 5% na venda de ternos no último ano em empresas como a Louis Vuitton, justificando a entrada do diretor criativo Virgil Abloh no setor masculino da marca para aproximar a moda masculina de luxo do universo esportivo.
Foto: Perry Ellis
A alfaiataria pós sportswear já é vista nas passarelas e nas ruas; calças sociais com corte amplo e blazers mais maleáveis (que podem ser confeccionadas com os artigos RVB FOSTER, URBANO, SPICY), coordenados ou sobrepostos com moletom e camisetas com tecnologia Dry (BOLT, IMPULSE, PRASS) fazem parte do estilo do homem urbano contemporâneo.
Gosha Rubchinskiy x FILA
O intercâmbio entre o esportivo e a alfaiataria é uma via de mão dupla: enquanto as malhas oferecem liberdade de movimento, os cortes impecáveis e as silhuetas mais enxutas enobrecem peças de apelo esportivo. Texturas típicas do universo fitness como o efeito furadinho (ATLANTA, GAUZE, MOVING) e as listras laterais são detalhes poderosos para expressar a fusão entre estes dois segmentos que parecem estar evoluindo para um estilo complementar.