Apesar de dados alarmantes como o esgotamento de materiais renováveis, a consciência de consumo é uma questão que ainda tem muito a amadurecer também no Brasil. Pesquisa recente do Instituto Akatu mostra que 76% dos 1.090 entrevistados com mais de 16 anos, em 12 regiões metropolitanas de todo o país, não praticam o consumo consciente. Os dados foram coletados entre 9 de março e 2 de abril de 2018.
A metodologia do estudo identificou que a maioria dos entrevistados tem sim grande interesse na sustentabilidade – preferem ter um estilo de vida saudável a um carro próprio, por exemplo – mas 61% deles não sabe dizer o que é um produto sustentável, sendo o custo o principal fator para a escolha de produtos não sustentáveis. Outras barreiras também foram identificadas na pesquisa: dúvidas sobre a qualidade, falta de disponibilidade, não encontrar a opção sustentável equivalente e visual pior / menos bonito.
Manter a saúde é uma questão de escolha e o bem-estar do planeta também passa pelos produtos e processos da Indústria Têxtil. Ao ofertar roupas com design caprichado e tags que expliquem os atributos sustentáveis, as marcas mostram sua consciência ambiental e ajudam a elucidar o consumidor sobre estas questões. A pesquisa do Instituto Akatu mostra que 56% dos entrevistados espera que as empresas façam mais pela sociedade do que apenas o que está previsto na lei. Consulte nosso representante em sua região e conheça os artigos e processos sustentáveis da RVB.