Adriana Varejão

EventosGeralRVB

Considerada uma das mais importantes artistas contemporâneas brasileiras, Adriana Varejão tem em Inhotim a mais bonita e impressionante galeria. Seu trabalho tem como base a pintura e o elemento mais presente são os azulejos portugueses, que nos remetem à história colonial brasileira.

Nasceu no Rio de Janeiro, em 1964. Freqüentou cursos livres na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro, entre 1981 e 1985.

Sua primeira exposição individual foi em 1988, na Galeria Thomas Cohn, também no Rio. Desde então já participou de mais de 70 exposições, dentre elas, Bienais de São Paulo e Veneza, MoMa em Nova York, Tate Modern em Londres, Fundação Cartier em Paris, Hara Museum em Tóquio.

Sua galeria foi projetada pelo arquiteto Rodrigo Cerviño Lopez e inaugurada em 2008. O espelho d’água na frente possui um tom azul muito intenso, conseguido com a mistura de corantes à agua.

Na entrada da galeria, a obra Panacea Phantastica, serigrafia sobre azulejo, com desenhos de plantas alucinógenas.

Linda do Rosário foi inspirada em um hotel de encontros que desabou no Rio de Janeiro, em 2002. Um casal foi encontrado sob os escombros. A obra é um monumento à memória deste casal e tantos outros que usavam o hotel para seus encontros.

Em Celacanto Provoca Maremoto, quatro paredes de pinturas reproduzem azulejões de 1,10m de largura. A técnica utilizada foi gesso e óleo sobre tela. Celacanto é um peixe de cerca de um metro de comprimento encontrado nas costas da África que provocaria os maremotos.

“Carnívoras” utiliza a mesma técnica da obra anterior, mas aqui os azulejões aparecem no teto, com caráter individual, representando cinco espécies de plantas carnívoras.


Neste vídeo tem uma entrevista bem legal com ela falando de sua obra e principalmente de suas influências.

This entry was posted in Eventos, Geral, RVB and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.
_ Publique um comentário