A reciclagem e o reaproveitamento garantem o futuro da moda. Sob essa premissa nasceu a Eco-materioteca, idealizada pelas pesquisadoras mineiras Gabriela Leite Marcondes Schott e Geanneti Tavares Salomon com o objetivo de socializar e democratizar o conhecimento, a pesquisa e a inovação de práticas sustentáveis utilizando os eco materiais têxteis disponíveis no mercado nacional.
A Eco-materioteca é um acervo itinerante no qual estarão reunidos e catalogados materiais têxteis e não têxteis que estejam dentro dos parâmetros sustentáveis com a intenção de fomentar práticas sistêmicas de produção de vestuário e acessórios de moda, bem como de produtos de outras áreas do conhecimento, pesquisas e consultas ao acervo, que será renovado continuamente e conta com a linha ECO da RVB, composta artigos produzidos com fibras provenientes de garrafas PET.
Amparada pelo Coletivo EKÔ, iniciativa que faz parte da Eco-materioteca para promover o trânsito entre a academia e o mercado, o projeto envolve também marcas e designers que junto aos alunos do Centro Universitário UNA produzem os looks e a cenografia da Exposição que acontecerá no Museu da Moda, com lançamento previsto para o dia 10 de outubro de 2017, para levar ao conhecimento de todo o mercado da Moda os materiais saudáveis da indústria têxtil nacional, unindo as duas pontas – fabricantes de matérias-primas e fabricantes de produtos. Acompanhe o projeto nas redes sociais e fique por dentro das novidades: facebook.com/ecomaterioteca | instagram.com/ecomaterioteca