TECNOLOGIA E COMPARTILHAMENTO: A NOVA ERA DAS TENDÊNCIAS

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Atualmente mais de 100 milhões de imagens e 400 milhões de stories são compartilhados todos os dias apenas no Instagram, de acordo com matéria recente divulgada no portal FFW. A difusão de incontáveis estilos de vida pelas redes sociais impacta a forma como consumimos e também a previsão de tendências, que até pouco tempo atrás eram indispensáveis para o desenvolvimento de novos produtos especialmente no mercado de moda.

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Desde o ano passado, estudiosos de todo o mundo passaram a afirmar que os códigos de sucesso de uma coleção agora estão baseados em conforto, atemporalidade e durabilidade – este é o mundo pós-pandemia, onde as pessoas estão buscando escolhas mais assertivas em todos os âmbitos da vida, incluindo o consumo. No contexto corporativo, acelerou-se então a importância de um posicionamento autêntico e legítimo para marcas que buscam ampliar sua presença no mercado. “Menos tendência, mais essência”, segundo Renata Abranchs.

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Mas mesmo empresas com sólidos propósitos necessitam de novos olhares, influências e referências que possam alimentar o time criativo, e é aí que a pesquisa de tendência mantém sua importância – não de maneira unilateral como acontecia antes dos anos 2000, mas abastecida com informações expressivas que são filtradas e ressignificadas pelos profissionais.

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“Aqui na RVB, olhamos muito para os nossos clientes. Suas demandas são tão essenciais quanto as tendências apontadas em feiras e pesquisas internacionais que fazemos. Conhecer o mercado nacional, acompanhar as necessidades e desejos das marcas que atendemos tanto in loco quanto via Instagram nos aproxima da realidade de cada um e nos torna mais assertivos em nossas escolhas de desenvolvimento de produto” (Caroline Molleri, Gerente de Desenvolvimento de Produto RVB).

O olhar apurado sobre cada cliente e sobre o mercado resulta em artigos com apelo ecológico. Tendo a sustentabilidade como preocupação central desde a sua fundação, há 30 anos atrás, a RVB firma seu compromisso com uma moda mais limpa e ambientalmente amigável com processos, matérias-primas e certificações que asseguram a procedência dos produtos. O avanço da tecnologia permite a criação assertiva com base em análise de dados, por exemplo, e o compartilhamento de informações em tempo real – mas é no desenvolvimento sustentável que a moda encontra seu grande diferencial para manter relevância nas próximas temporadas.

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