CORRIDA DE RUA: DICAS DA ATLETA SIMONE PONTE FERRAZ

FitnessPatrocínioRVB

Rumo às Olimpíadas de Tokyo em 2020, a atleta maratonista Simone Ponte Ferraz é sinônimo de disciplina, dedicação e performance, figurando entre as dez melhores do Brasil no ranking da CBAT – Confederação Brasileira de Atletismo. Competindo há mais de dez anos, Simone se especializou em Corridas de Rua e Cross Country e só em 2017 foram dezoito títulos conquistados. Nas pistas de atletismo, ela é tetracampeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina e recordista catarinense na modalidade dos 3.000m com obstáculos. Na edição de 2017 em Lages, Simone ganhou duas medalhas de ouro nas provas de 1.500m e 3.000m com obstáculos e bronze no revezamento 4 x 100. Também foi eleita destaque esportiva dos jogos e atleta do ano em três modalidades pela Federação Catarinense de Atletismo.

RVB simone ponte ferraz 2

RVB simone ponte ferraz 3

A rotina de treinos da Simone é intensa e combina alimentação balanceada, assessoria esportiva, suplementação e suporte tecnológico em materiais esportivos de alta qualidade.  Focada em representar o Brasil nos próximos Jogos Olímpicos no Japão, Simone conta com o apoio da RVB para aprimorar seu desempenho com o uso de malhas tecnológicas aliado a uma rotina de treino que pode chegar a quatro horas por dia entre corrida e treinamento funcional. Conversamos com essa super atleta para descobrir algumas dicas para quem está pensando em entrar para o clube da corrida e/ou quer melhorar o seu desempenho.

Simone, o que fazer para ser um bom corredor?

Eu acredito que como tudo na vida, ter um objetivo, um norte a seguir, é o mais importante além de criar um compromisso consigo e com o esporte. Seja um atleta profissional ou corredor amador, o grande segredo é incorporar a prática da corrida de forma DIÁRIA em nossas vidas, independente dos inúmeros compromissos que temos durante o dia. Não é possível obter bons resultados com a corrida ou qualquer outra atividade esportiva dedicando-se apenas uma horinha duas vezes por semana. A maior dificuldade das pessoas é dispor de uma hora todos os dias, ou pelo menos cinco vezes na semana, para a prática do esporte. É por isso que o índice de obesidade e doenças cardiovasculares aumentam a cada ano.

Simone Ponte Ferraz RVB  (2)

Simone Ponte Ferraz RVB

Qual a sua dica para os iniciantes?

Para quem está iniciando o material esportivo conta muito. Não é simplesmente pegar aquele tênis de passeio e sair para correr. Acho essencial investir em roupas esportivas que ajudam na evaporação do suor e proteção da pele tornando a corrida mais confortável, aliado a pelo menos dois pares de tênis exclusivos para alternar nas corridas e treinos.  Importante também não abusar das distâncias e nem da intensidade, pois as lesões podem prejudicar os corredores mais afoitos. O importante é tentar fazer todos os dias, assim o corpo se acostuma com a rotina de exercícios e começa a atuar de forma positiva deixando a pessoa mais leve e veloz. Se precisar de um dia de descanso no meio da semana não tem problema. É como eu disse: o maior desafio é tirarmos aquela uma hora só para nós e assim praticar a corrida seja por lazer, esporte ou busca de saúde e bem-estar.

Simone Ponte Ferraz RVB (1) Simone Ponte Ferraz RVB (2) Simone Ponte Ferraz RVB (3)

 Como melhorar o desempenho?

O desempenho virá naturalmente quando a rotina de correr e treinar for realizada de forma diária sem interrupções. O corpo vai pedir por mais quilômetros e o desempenho será uma consequência da persistência, do foco e do compromisso com o esporte. A procura por uma assessoria de corrida também conta muito. Em minha assessoria esportiva – a SPF Running – meus treinadores trabalham com três grupos distintos: qualidade de vida, iniciação ao esporte e performance esportiva. E todos obtém resultados bem positivos justamente por contar com instruções de educadores físicos especializados. Seja um iniciante que precisa aprender postura, movimento ou respiração ou o corredor que tem como objetivo a performance, superar uma São Silvestre ou maratona fica mais fácil com assessoramento esportivo.

Simone Ponte Ferraz RVB (4) Simone Ponte Ferraz RVB (5)

Qual a importância do vestuário adequado e como a parceria com a RVB auxilia você a se preparar para 2020?

Quando abri minha assessoria esportiva e também comecei a me destacar como atleta profissional, fui em busca de tecnologias que poderiam auxiliar na performance e sobretudo no conforto, já que uma corrida pode variar de trinta minutos a quatro ou cinco horas. Após alguns testes bem positivos optei pelos tecidos da RVB para uniforme de treino e competição além de vestir centenas de alunos da SPF Running. Desde 2013 o Dry Porus da RVB é utilizado na fabricação das camisetas nos mais variados modelos. O que pesou na decisão foi principalmente o toque e a leveza do tecido, aliado a excelente respirabilidade na absorção do suor mantendo o corpo seco por mais tempo. As demais tecnologias também são importantes como a proteção contra raios UV que são nocivos à saúde e ação bactericida. Os materiais esportivos de qualidade fazem diferença na hora de treinar e também nas competições. No caso dos tecidos, que são nossa segunda pele, estou muito feliz em poder contar com o apoio da RVB em meu projeto de maratonista para as Olimpíadas de Tokyo.

RVB simone ponte ferraz

A Simone sempre treina vestindo nosso artigo PORUS, um crepe de poliamida opaca leve e macio, ideal para peças de corrida. Os artigos RVB da linha activewear são desenvolvidos com muita pesquisa para oferecer conforto, tecnologia e desempenho e temos muito orgulho em participar das conquistas de uma das melhores atletas brasileiras.

This entry was posted in Fitness, Patrocínio, RVB and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.
_ Publique um comentário