Apesar de o mercado da moda operar com dois lançamentos principais por ano, a maioria das tendências estão além dos seis meses da cada estação: atualmente muitas delas sofrem apenas pequenas modificações entre um desfile e outro, mais alinhadas com o estilo de vida do consumidor do que com os ditames da indústria, como é o caso das mangas elaboradas e da saia midi, que se mantém renovadas a cada temporada.
Reprodução/ Instagram @dayanabolden
Carmen Hamilton Street Style, MBFWA. Shot by Rachel Yabsley
Essa longevidade das tendências representa tanto um modelo de negócios quanto um manifesto da moda, influenciada pelo impacto do See Now Buy Now, pelo empoderamento e pela sustentabilidade. Os consumidores de hoje estão mais conscientes e querem ter orgulho de suas compras duradouras. “Alessandro Michele da Gucci e Demna Gvasalia da Balenciaga criaram um novo modelo de marca baseado em repetir e desenvolver ideias que as mulheres respondem, em vez de começar do zero a cada temporada”, diz Lisa Aiken do Net-a-Porter.
As tendências de cinco anos podem ser uma modelagem, um tecido ou um estilo, e as ideias um pouco incômodas como um salto muito alto ou calças com barras compridas são as que desaparecem mais rapidamente. Na indústria têxtil, a tecnologia não para de recriar malhas esportivas para o treino e para o lazer, fortalecendo o Esportivo Urbano com diferentes texturas e acabamentos que também oferecem mais sofisticação ao streetwear e confirmando que conforto é essencial.