O segmento outdoor, onde a tecnologia tem papel de destaque, amplia a funcionalidade dos têxteis e coloca a tecnologia sob os holofotes. Enquanto os esportes coletivos perdem adeptos com as restrições da pandemia, modalidades individuais como a corrida e esportes de inverno que oferecem liberdade e contato com a natureza em locais isolados ampliam sua base de fãs.
Neste cenário a categoria que mais se destaca é o ciclismo. Países mais frios estão deixando de considerar a modalidade apenas um esporte de verão e no Brasil, segundo dados do portal G1, a cidade de São Paulo registrou aumento de 118% nas vendas de bicicletas entre os meses de junho e julho de 2020. Além da bike, os ciclistas também buscam outros equipamentos para pedalar com segurança – capacetes, vestuário e máscaras para impedir a mitigação do Covid-19. Nosso clima tropical pede bermudas e t-shirts com design funcional, compressão, proteção UV e tecnologias como a RVB Safe, que inativa vírus envelopados (veja mais aqui).
O portal Vogue Business já se refere ao activewear técnico como o novo luxo, endossado pela produção das grandes marcas internacionais. Conforto, multifuncionalidade e longevidade estão entre os critérios mais importantes para a decisão de compra, com vestibilidade, função e design atemporal que prometem deixar o mercado esportivo aquecido pelas próximas temporadas.