VISIONÁRIA E ATEMPORAL: A MODA DE REI KAWAKUBO

DesignFashionInspiração

Desde 1946 o anual Baile do MET agita a indústria da moda – o evento celebra a abertura de uma nova exposição no Metropolitan Museum of Art‘s Costume Institute, em Nova Iorque, e explora o mesmo tema da mostra. Este ano a homenageada é Rei Kawakubo, designer japonesa à frente da Comme des Garçons, e talvez por isso apenas algumas poucas celebridades tiveram a ousadia de vestir criações da estilista no tapete vermelho do evento: a relevância do trabalho de Rei está em desafiar os estereótipos de beleza e os limites e formas do corpo, “não desenhar para mulheres que se preocupam com o que seus maridos possam pensar sobre suas roupas”, em suas próprias palavras.

"Rei Kawakubo/Comme des Garcons: Art Of The In-Between" Costume Institute Gala - Arrivals

"Rei Kawakubo/Comme des Garcons: Art Of The In-Between" Costume Institute Gala - Arrivals "Rei Kawakubo/Comme des Garcons: Art Of The In-Between" Costume Institute Gala - Arrivals "Rei Kawakubo/Comme des Garcons: Art Of The In-Between" Costume Institute Gala - Arrivals

Volumes e cortes excêntricos e peças que transcendem o gênero são o ponto alto de suas coleções, que subvertem o belo e trazem frescor para as temporadas de moda. O primeiro desfile da marca aconteceu em 1982, em Paris, e foi chamado de apocalíptico pela imprensa especializada da época. Rei Kawakubo tem como premissa o pensamento de que cada um deveria vestir-se para si mesmo, e como bem pontuou a jornalista Julia Mello para a revista Elle, “suas roupas convidam o olhar masculino (ou feminino) com sua selvageria, mas logo o repele por seus shapes rebeldes, que transformam a forma corporal”. Novas formas de utilizar tecidos e o reaproveitamento de materiais são outros pontos que colocam a moda de Rei Kawakubo como atemporal e visionária.

 "Rei Kawakubo/Comme des Garcons: Art Of The In-Between" Costume Institute Gala - Press Preview kawakubo 4

kawakubo 2 kawakubo 5 kawakubo 6 kawakubo 1

Com cenários construídos manualmente pela estilista, a exposição Art of the In-Between fica em cartaz no MET até o início de setembro e  traz 150 looks em diferentes sessões: Passado/Presente/Futuro, Modelo/Múltiplo, Ordem/Caos, Fashion/Antifashion e alguns outros temas de inspiração da estilista. Saiba mais aqui: METMUSEUM.

This entry was posted in Design, Fashion, Inspiração and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.
_ Publique um comentário