MODA MASCULINA: NECESSIDADE ACIMA DO DESEJO

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A estratégia de manter à venda artigos com boa procura fez com que a marca masculina americana Bonobo crescesse rapidamente, com aumento de 34% nas vendas em novembro de 2018 e a previsão de 150 milhões de dólares em lucro para 2019. Isto comprova o que já se percebe nos últimos anos: o público masculino está comprando mais artigos de vestuário e ultrapassando as vendas do mercado feminino também em marcas tradicionalmente para mulheres como a Chanel, por exemplo, que cada vez mais aposta no menswear. Mas o consumidor masculino é diferente do feminino: para eles a qualidade e o desempenho da roupa colocam a necessidade acima do desejo, tornando imprescindível o uso de matérias-primas de qualidade, modelagem assertiva e a praticidade de artigos que não amassam e com secagem rápida.

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O fator “não sei o que quero, mas preciso” é crucial para este mercado. O desenvolvimento de produto deve estar alinhado à comunicação da marca, com mensagens focadas para auxiliar o homem a entender o que ele precisa – seja um short de praia, um terno ou uma camiseta branca. Muitas marcas estão substituindo o conceito de “somos os melhores” para o “acreditamos que isso lhe agrade”, conquistando a confiança de um público geralmente desconfiado. Outra particularidade do consumidor masculino é a necessidade de provar antes de comprar: segundo pesquisa recente da First Insight, 25% dos homens preferem espaços físicos de venda enquanto apenas 15% das mulheres fazem questão do mesmo.

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Mas isso não significa que as vendas online não sejam atraentes para eles, considerando que as peças básicas masculinas (camisetas ou moda íntima) na Amazon vendem em média três vezes mais que o vestuário feminino. O principal desafio para as marcas atualmente não é conquistar mais público, mas sim acertar artigos que sirvam para vários fenótipos, do rockeiro old school até o garoto arrumadinho. Essa foi a aposta da Huckberry, que em recente campanha fotografou três estilos de homens em diferentes cenários com a calça 365, sucesso de vendas da marca por três anos consecutivos. A campanha desencadeou o movimento onde os clientes iam na loja física conhecer e provar o produto para, posteriormente, comprar online mais de um par do mesmo modelo.

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Neste cenário, empresas que buscam se destacar começam a desenvolver produtos de vestuário também “pensados para o digital”, com detalhes que chamam a atenção ao primeiro olhar – acabamentos, texturas e composições que comunicam qualidade, conforto e funcionalidade, a tríade que alinha os desejos de compra do consumidor masculino.

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