MARCAS VAREJISTAS: AS PREFERÊNCIAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO

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O que as marcas varejistas preferidas de cada classe social falam sobre os consumidores brasileiros? Uma pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência ouviu 25 mil pessoas em todo o país para mapear o perfil dos clientes de duzentas marcas de varejo encontradas em shoppings centers. Os setores explorados foram moda feminina, moda masculina, calçado feminino, calçado masculino, artigos esportivos, roupas e artigos infantis, roupa de cama, mesa e banho e eletrodomésticos.

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Divulgado no início de julho, o relatório mostra que a classe A (com renda familiar média de R$ 20,8 mil) representa 3% dos domicílios, mas responde por 13% de todo o potencial de consumo do Brasil. Suas marcas preferidas são Le Lis Blanc, Richards e PUC. Já a classe B representa 40% do potencial de consumo, é a fatia de maior presença em todos os perfis de shoppings e são atraídas pelas lojas de fast fashion. A classe C corresponde a quase metade do nosso país: 49% dos domicílios brasileiros tem renda entre R$ 2.705 (C1) e R$ 1.625 (C2) e correspondem a 31% do mercado consumidor.

tabela_Além de buscar entender os clientes em potencial, este estudo tem como objetivo orientar lojistas e empreendedores para o desenvolvimento de uma linguagem visual mais assertiva tanto no visual da loja quanto no mix de produtos e também funciona como termômetro para a indústria: com base nas preferências de cada classe é possível desenvolver artigos cada vez mais compatíveis com o gosto e poder aquisitivo de cada uma delas.

 

 

 

 

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