CONSCIÊNCIA ECO FRIENDLY

CampanhaCulturaFashionGeral

A sustentabilidade não é um tema que está na moda… mas é sim um tema relevante independente do setor.
Para uma empresa ser considerada sustentável, cinco questões precisam ser levadas em conta simultaneamente: social, econômica, ecológica, espacial e cultural. Cada um desses pontos devem ser contemplados dentro de um planejamento de desenvolvimento sustentável, ou seja, a empresa precisa ter um plano que abranja todas essas questões. Esse é um dos grandes desafios que as indústrias de todo o planeta enfrentam atualmente.

Recentemente o Greenpeace lançou uma campanha de Desintoxicação da Indústria Têxtil.

campanha

Por trás das belas propagandas, o glamour dos desfiles e a indústria bilionária que movimenta o universo da moda, há um mundo obscuro cheio de ameaças invisíveis que destroem nossos mantos aquíferos. Os fatos são alarmantes, tanto é que apenas na China, 320 milhões de pessoas não têm acesso à água potável. Cerca de 40% da água na superfície terrestre é considerada poluída e 20% da água utilizada nas cidades são contaminadas e algumas vezes com químicos cancerígenos.

Além disso, cerca de dois terços de roupas testadas pela organização não governamental do Greenpeace tinham químicos perigosos. Para reverter este quadro, ativistas, blogueiros, fashionistas e modelos estão aderindo à campanha global de desintoxicação no objetivo de que a “beleza da moda” não deve custar o planeta. A campanha é alimentada por mais de meio milhão de pessoas, exigindo moda livre de tóxicos e água limpa.

campanha1Quer saber mais? Assista o vídeo original da campanha feito pela GreenPeace.

Aqui na RVB nós temos diversas ações para cuidar do meio ambiente. Confira algumas abaixo:

rvb
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA + CALOR – reduz resíduos químicos em até 80% (Caldeira material energético de fonte renovável – Fábrica moderna e automatizada, economiza água, energia, tempo e produtos químicos.

TRATAMENTO DO EFLUENTE através da oxigenação de microbolhas (trata o volume total, não supercial). Devolve a água limpa para o meio ambiente.

DESTINO DO RESÍDUO SÓLIDO – existe uma estação de tratamento de efluente (ETE), onde é gerado resíduo sólido cujo nome é conhecido como lodo.

DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO – Os materiais eletrônicos que a empresa não irá mais utilizar não devem ser colocados em lixo comum, pois possuem componentes que prejudicam a saúde humana (chumbo, mercúrio, belírio, etc.). No Projeto de Descarte do Lixo Eletrônico na RVB Malhas os materiais são separados e enviados para unidades educacionais, aonde eles realizam os trabalhos de reaproveitamento e/ou conserto dos equipamentos ainda em funcionamento para treinamento de novos profissionais na área de TI e posteriormente doam estes a entidades educacionais mais carentes.

PROJETO DE RECICLAGEM DE LÂMPADAS – Desde 2010, adotamos a correta destinação destes produtos e investe cerca de mil reais para o correto descarte das lâmpadas utilizadas nas empresas do grupo, contribuindo desta forma para o equilíbrio ambiental. O mercúrio presente nas lâmpadas é um metal altamente tóxico e bastante volátil e pode contaminar o solo, os animais, as águas e os seres humanos

PRODUTOS ECO FRIENDLY – Dentro das nossas coleções temos produtos que possuem matéria prima sustentável. Alguns malhas são feitas a partir do algodão reciclado (reaproveitamento das sobras de tecido de algodão que são separadas por cor, trituradas e depois transformadas novamente em fio para ser utilizado na indústria têxtil). Outros produtos são feitos a partir da tecnologia de reciclagem das garrafas PET.

RVB POR UM MUNDO MELHOR – Em 2011 foi nossa primeira participação no projeto do Selo Social, “8 Jeitos de Mudar o Mundo”, iniciativa da ONU (Organizações das Nações Unidas) abraçada por mais de 190 países e que tem como objetivo tornar o nosso planeta uma morada mais justa e solidária para quem aqui vive. Na oportunidade a RVB conseguiu conquistar os 5 dos 8 selos do projeto. Já em 2012, além dos 5 selos conquistados, a RVB comemorou o alcance de mais um selo, totalizando 6 dos 8 selos.
Em 2013, a RVB Malhas teve uma grande conquista, conquistou todos os 8 selos:
1. Acabar com a fome e a miséria
2. Educação básica de qualidade para todos
3. Igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde das gestantes
6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Para saber mais das nossas ações no projeto Selo Social, acesse o site http://www.selosocial.com/rvbmalhas

This entry was posted in Campanha, Cultura, Fashion, Geral and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.
_ Publique um comentário