Quando minorias encontram seu lugar de fala, transformações acontecem. Essa premissa também tem seu efeito no mercado da moda, que está cada vez mais voltado à diversidade que impulsiona à inovação –o nicho Plus Size, por exemplo, está revolucionando a maneira de consumidor moda.
foto: ashleerosehartley.com
@deborafernandesplus
No Brasil, cerca de 30% das marcas de moda também produzem tamanhos grandes, um mercado promissor com taxas anuais que superam o crescimento de outros segmentos do vestuário. No Reino Unido, consumidores Plus Size movimentaram mais de 6,5 bilhões de libras em 2017, de acordo com relatório da PwC (4.7 bilhões somente no segmento feminino). Este é o grupo consumidor que mais compra pela internet, de biquínis a sapatos, e está impelindo o varejo a operar com mais tecnologia – consultores de moda virtuais, body scanners e provadores online são ferramentas que facilitam as vendas e agradam os consumidores. A relação do público Plus Size com as ferramentas digitais, de redes sociais ao autoatendimento, pode ser considerada um preview do varejo do futuro.
Foto: Reprodução / Alex Michael May
Foto: @AlineZattar
Jared Siskin / Getty Images
Foto: Reprodução / Gabi Fresh
Dados do Google Trends apontam aumento considerável no número de buscas pelo vestuário Plus Size desde 2013 e especialistas afirmam que o segmento Plus Size vai se tornar um dos sólidos pilares da indústria têxtil global nos próximos cinco anos. Influenciadoras digitais, modelos Plus Size nas passarelas, maior oferta de produtos ligados às tendências, campanhas com foco no Body Positive e a maxi trend do Bem-Estar reforçam a importância destes consumidores – aposta certa para empresas de moda que desejam expandir e aprimorar sua atuação, da moda festa ao fitness.